Produção Científica

Nota Metodológica

Dados e Extração

Os dados sobre publicações científicas derivam dos dados da base Web of Science/Clarivate, de documentos indexados, conforme disponibilizados na plataforma Incites (assinada pela Fapesp). Os dados são baixados duas vezes por ano, em março e outubro, processados e disponibilizados nas páginas dos Indicadores. Na atualização de março, são utilizados os dados até o final do penúltimo ano anterior ao ano corrente. Na de outubro, até o ano anterior ao ano corrente.

Bases, Esquemas de Áreas e Tipos de Documentos

A plataforma Incites permite selecionar que conjunto de bases, quais os esquemas de áreas e que tipos de documentos são utilizados. A seguir, indicamos quais foram utilizados para os Indicadores:

  • Bases: InCites Dataset e Emerging Sources Citation Index (ESCI)
  • Esquema de áreas: Fapesp e OCDE
  • Tipo de documentos: Article, Proceedings Paper, Review

O InCites Dataset é composto pelos dados sobre publicações da Web of Science Core Collection, a base fundamental utilizada. O Emerging Sources Citation Index (ESCI) é um conjunto de publicações com significância regional, mas com impacto global, em áreas emergentes do conhecimento. Apresenta um número significativo de documentos com autores localizados no Brasil e em outros países emergentes.

As áreas do conhecimento podem ser agrupadas de diversas formas. São disponibilizados os esquemas da Fapesp, com nove áreas, agrupadas em seis para os dados aqui publicados, e o da OCDE (definidas pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico), com seis áreas, agrupadas em cinco para os fins dos Indicadores. As áreas e os agrupamentos estão explicitados nos dados publicados.

Dados e Informações

Há quatro informações básicas nos dados baixados da plataforma Incites, por ano de referência:

  • Número de publicações: para países selecionados, incluindo o Brasil, Unidades da Federação, no caso do Brasil, e organizações brasileiras selecionadas; a localização geográfica ou institucional é atribuída quando pelo menos um dos autores do documento tem endereço no local ou é afiliado à organização;
  • Número de publicações com pelo menos um autor de outro país: além daquele considerado, indicando colaboração internacional; no caso das Unidades da Federação e das organizações, outro país além do Brasil;
  • Impacto de Citações Normalizado por Categorias (ICNC): é calculado a partir do número médio de citações acumuladas pelos documentos atribuídos à região/organização até a atualização mais recente, no ano, área do conhecimento e tipo de documento considerados.
  • Documentos entre os 10% mais citados: número de documentos da região/organização que estão entre o grupo dos 10% mais citados, no total mundial.

Indicadores e Filtros

São apresentados quatro indicadores, a partir das informações descritas acima, para o Brasil e países selecionados, para Unidades da Federação e para organizações localizadas no Brasil, selecionadas. São eles:

  • Número de publicações científicas
  • Porcentagem de publicações em colaboração internacional
  • Impacto de Citações Normalizado por Categorias
  • Porcentagem dos documentos entre os 10% mais citados

O filtro disponível é o de área do conhecimento, que pode ser selecionada, tanto para o esquema Fapesp como para o esquema OCDE.

Dados Apresentados

Os dados são apresentados por triênios, com valores dados pelas médias anuais dos anos do triênio. Por razões contratuais, alguns indicadores são apresentados em faixas de valores e não são disponibilizadas tabelas com os dados.